administração em enfemagem
Publicado em 17/02/2006
Seção:
Durante toda a existência da Enfermagem, a prática profissional pode ser explicada segundo diversos enfoques. Por ser considerada ciência e arte, está sempre ligada aos mais diversos ramos do conhecimento, dentre eles, a ciência da administração contribui com uma parcela que se concretiza, principalmente, na administração do pessoal de enfermagem. Contudo, com a evolução tecnocientífica, percebeu-se a inserção do enfermeiro no campo da administração de recursos materiais, visando não tornar-se um ser burocrata, mas buscar atender ao seu produto final - o paciente - com um atendimento de qualidade.
Durante toda a existência da Enfermagem, a prática profissional pode ser explicada segundo diversos enfoques.
Por ser considerada ciência e arte, está sempre ligada aos mais diversos ramos do conhecimento, dentre eles, a ciência da administração contribui com uma parcela que se concretiza, principalmente, na administração do pessoal de enfermagem. Contudo, com a evolução tecnocientífica, percebeu-se a inserção do enfermeiro no campo da administração de recursos materiais, visando não tornar-se um ser burocrata, mas buscar atender ao seu produto final - o paciente - com um atendimento de qualidade.
Todo Serviço de Enfermagem deve ter bem definidos os seus ramos de ação; sua localização no organograma da Instituição e seguir o modelo de gestão definido pela Direção da Unidade de Saúde (US).
Atualmente, existem vários modelos de gestão usados nos mais diferentes serviços, porém o mais adotado é o modelo da Gestão Participativa onde se estimula o fluxo de comunicação em todos os sentidos. A Gestão Participativa tem como fundamentos:
Mudanças nas organizações tradicionais (políticas, econômicas e estruturais);
Organizações cada vez mais abertas; Participação como novo paradigma da era pós industrial;
Reengenharia das organizações; e
Novo modelo de liderança.
O Organograma