Administração do tempo
O tempo é um dom que se reparte igualmente para todos. Alguns dizem que tempo é dinheiro. Segundo esta visão, o valor do tempo é uma resultante dos valores produzidos e consumidos. O tempo é irreversível, eu posso rever o tempo passado por meio das recordações e do aprendizado obtido com as experiências acumuladas. Não posso ter o mesmo tempo de volta. O tempo é inelástico, eu não posso guardar ou esticar o tempo. A experiência do tempo pode ser maior ou menor em relação à sensação que nos permeia, mas a hora continua, segundo a sua convenção, tendo sessenta minutos, e o dia, 24 horas. O valor do tempo é diretamente proporcional à produtividade, ou inversamente proporcional ao consumo: quanto mais tempo produzido, maior o seu valor; uma vez consumido, não vale mais nada. É possível constatar que, conforme a civilização evolui, a ligação entre trabalho e tempo torna-se mais estrita. O grande desafio para o homem moderno é encontrar um compromisso ideal entre ambos.
1.1 Coloque sentido para seu tempo
Em primeiro lugar é necessário que você ache sentido em seu dia-a-dia, é fazer com que cada visita, com que cada tarefa, tenham uma relevância com aquilo que é realmente importante para você. É descobrir o propósito verdadeiro das coisas que você irá dedicar seu tempo e isso consiste em fazer uma auto-análise e achar o que realmente você quer da sua vida, quais são os papéis fundamentais para os quais você irá dedicar mais tempo e quais funções você não quer mais ou precisa eliminar. Todo seu tempo é distribuído entre atividades Importantes, Urgentes ou Circunstanciais.
- Importante é algo que tem prazo a ser feito, vai trazer resultados para você a curto, médio ou longo prazo. São atividades que estão conectadas à sua missão de vida pessoal, aos seus papéis e sempre resultam em benefícios para você em todos os aspectos.
- Urgência são todas as atividades em que o