Administração de produção
A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir. (Wikipédia)
Esta função é responsável pela transformação de matéria-prima, energia ou informação em bens e/ou serviços. As sub-funções do processo de produção são: planejamento da produção, engenharia de processo e engenharia do produto.
A engenharia do produto: Começa com o seu planejamento através de pesquisa para verificar as necessidades do mercado, o custo, disponibilidade de material, o custo de produção, quais clientes o produto pretende atender, como será o produto, seu projeto, sua forma, suas especificações e características, enfim um estudo completo para saber as reais chances de o produto ou serviços terem sucesso no mercado.
O planejamento da produção: É feito o controle de estoque, matéria prima, material em produção e produtos finais, para que o produto ou serviço esteja sempre disponível no mercado de maneira que não falte ou não sobre.
A engenharia de processo: Define como deve ser produzido o produto ou prestado o serviço, qual a melhor forma para a execução da etapa de produção, buscando os melhores métodos para que o produto final esteja com a qualidade e características compatíveis com o que foi planejado na engenharia do produto.
Todo o processo de produção pode ser resumido pelas atividades de planejar, programar, coordenar e controlar a produção.
Enfim a Administração da Produção é de grande importância para qualquer empresa, pois ela define o produto ou serviços que ela irá produzir, através de pesquisas e estudos, tem grande participação nessa fase da área de marketing, sendo o primeiro e principal passo de uma