Administração de produção
Administração da Produção
INTRODUÇÃO
A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. Tudo o que você veste, come, senta em cima, usa, lê ou usa na prática de esportes chega a você graças aos gerentes de produção que organizaram sua produção. Todos os livros que você toma emprestado da biblioteca, os tratamentos recebidos no hospital, os serviços esperados das lojas e as aulas na universidade também foram produzidos. Embora nem sempre as pessoas que supervisionaram sua "produção" são chamadas gerentes de produção, isso é o que elas realmente são. São esses os objetivos desta disciplina: abordar tarefas, problemas e decisões tomadas pelos gerentes de produção que proporcionam os serviços e produtos dos quais todos nós dependemos. Neste capítulo introdutório, examinaremos a natureza global da administração da produção e as atividades dos gerentes de produção. O modelo desenvolvido para explicar o assunto é mostrado na Figura 1.1.
[pic] Figura 1.1
OBJETIVOS
Este capítulo examinará:
• a parte exercida pela administração da produção nas organizações; • a posição da função produção na estrutura de uma organização; • como o modelo input-transformação-output pode ser usado para descrever todos os tipos de produção, independentemente do que eles produzem; • os conceitos de macro e microoperações e de cliente interno – relacionamentos com fornecedores; • os muitos diferentes tipos de operações e como elas podem ser classificadas em quatro dimensões; • as atividades dos gerentes de produção.
Administração eficaz da produção
A administração da produção é, acima de tudo, um assunto prático que trata de problemas reais. Assim, vamos iniciar o exame do assunto com um exemplo prático de uma organização que é conhecida pela originalidade de sua produção.
IKEA
A IKEA é um varejo de móveis com uma diferença. Com cerca de 100