Administração de produção
Introdução
Produção é uma atividade que transforma um bem tocável, a produção acompanha o homem desde origem do homem. Exemplo de produção: polir pedra, trabalhar o couro, e quem utilizava era quem produzia não existia comércio. Com o tempo quem produzia a ferramenta percebia sua habilidade, e os outros homens poderiam necessitar desta ferramenta, a produção era de acordo com a especificação os clientes, e começaram a surgir os primeiros artesões, onde estabelecia prazo de entrega, prioridades, determinava preço, e conforme os pedidos aumentavam, surgia mais oportunidade para ajudantes, que faziam trabalhos grosseiros, ou os iniciantes quando evoluíam e aprendia o trabalho, se tornava novo artesão, o que acontecia a padronização de produtos, criação e desenvolvimento, quadro gerencial, técnicas vendas planejamentos financeiro e de produção.
Vamos dividir história produção em 6 períodos:
1 – Revolução Industrial começou na Inglaterra metade séc. XVIII, com o surgimento das fábricas, invenção das máquinas, 1ª revolução do carvão (combustível – fonte energia) e ferro (matéria prima), produção têxteis, início com desenhos de produtos, projetos, instalações e equipamentos. 2º revolução da eletricidade (fonte de energia) e aço (durável, mais resistente, moldável), iniciada na Inglaterra espalhou pela Europa, EUA.
2 – Pesquisas por tentativas de erros e acertos, proliferação das organizações industriais, condições precárias, alinhamento. Pesquisa: Taylor conceito de produtividade, busca de melhorias em métodos de trabalho, processos produção, melhoria produtividade com menor custo, treinamento, produzir mais e melhor qualidade, todo trabalho precisa de estudo preliminar, melhores salários, menores custos.
3 – Consolidação da ciência da administração conduzida por engenheiros que não levaram em consideração as variáveis humanas, unir, agrupar, administrar pessoas.
4 – Abordagem quantitativa, origem 2ª guerra