Administração de materiais e logística
Etapa I: Recursos de Materiais e Patrimoniais
Administrar recursos é hoje um dos grandes desafios dos administradores e a grande preocupação dos gerentes, engenheiros e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços.
Cada empresa tem à sua disposição 5 tipos de recursos: Materiais, Patrimoniais, Financeiros, Humanos e Tecnológicos.
A administração de recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem, como o produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
Patrimônio pode ser concentrado em um conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, que possa ser avaliado monetariamente na realização de seus objetivos sociais. Administrar o patrimônio significa gerir direitos e obrigações de modo que os ativos superem os passivos da empresa.
Qualidade e Métodos realiza estudos métodos administrativos e de produção na organização, além da adequação da organização aos métodos otimizados e vice e versa.
Qualidade, entende-se fundamentalmente o atendimento às necessidades do cliente (preço, prazo, assistência técnica e etc.). A implantação da qualidade passa pela mudança da mentalidade individual, da cultura coletiva da organização, na qual quebra paradigmas.
Informatização trata-se da adoção pela empresa de uma das mais eficientes ferramentas para a gestão e administração moderna.
Os primeiros estudos sobre a moderna teoria de gerenciamento de estoques no Brasil, surgiram na década de 50 e de lá até hoje, muito tem sido feito com resultado satisfatório.
Atualmente, mais de 50% do custo dos produtos vendidos nas empresas industriais e comerciais são os materiais, o que