A administração de materiais e logística
A administração de materiais e logística engloba todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos ou serviços desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos ou serviços em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes com menor custo possível. Utilizando os recursos logísticos: informações, previsões, estoques, transportes, armazenagem, movimentação de materiais e embalagem. Cada um desses recursos existem estratégias e formas de se maximizar o desempenho do sistema logístico, diminuindo os custos e proporcionando diferenciação e vantagem competitiva.
Introdução
Os temas Logística e Administração de Materiais estudam como a administração pode criar o melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes através de planejamento, organização, liderança e controles efetivos para as atividades da empresa desde a compra das matérias-primas até a entrega do produto ou serviço ao cliente.
A logística envolve um conjunto de atividades que se preocupam com o fluxo de material, desde o fornecimento até a entrega ao consumidor final. As organizações podem gerenciar adequadamente este fluxo, visando obter melhoria na qualidade dos serviços ao cliente e reduções de custo.
As funções da logística e da administração de materiais explicam de que maneira podem ser utilizadas para proporcionar a vantagem competitiva.
A escolha do tema justifica-se pelo fato de que no atual ambiente competitivo em que as empresas atuam juntamente com a globalização trazendo consigo incertezas econômicas e, por assim ser, vislumbra-se um cenário cada vez mais complexo e variado, no qual a fidelidade do cliente, as parcerias com os fornecedores, a armazenagem, os meios de comunicação, o transporte e a distribuição são algumas das variáveis que devem ser consideradas, pois as