Administração de logística-2011
Ao longo da história do homem, as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística ou a falta deles, assim como a derrota pode ser atribuída a uma falha logística por não conseguirem desenvolver uma organização capaz de suprir o exército.
A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados e os fluxos de informações correlatas através da organização e de seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do entendimento dos pedidos a baixo custo.
Vantagem Competitiva
Uma posição de superioridade duradoura sobre os concorrentes, em termos de preferência do cliente, pode ser alcançada através da logística.
As bases do sucesso no mercado são muitas, mas um modelo simples é baseado na trilogia: companhia seus clientes e seus concorrentes – três “Cs”.
A fonte da vantagem competitiva é encontrada na capacidade de a organização diferenciar-se de seus concorrentes aos olhos do cliente e pela capacidade de operar a bom do custo, e portanto, com maior lucro.
A vantagem competitiva e os três “Cs”
1- Vantagem em Produtividade Concorrente que será o produtor a baixo custo e terá os maiores números de vendas no setor. 2- Vantagem em Valor Não se compra o produto pelo que ele é, mas pela promessa do que ele “proporcionará”
Existe uma tendência para o declínio da força da “marca”, facilitando o mercado de commodity, gerando a necessidade de procurar a diferenciação através de outros meios além da tecnologia.
Obtendo Vantagem Competitiva através da Logística
A vantagem competitiva não pode ser compreendida olhando-se para uma firma como um todo. Ela deriva das muitas atividades discretas que uma firma desempenha projetando, produzindo, comercializando, entregando e apoiando seu produto.
Para