Administração de empresas
O criador e gestor das Casas Bahia, Samuel Klein, polonês e sobrevivente da segunda guerra mundial e do extermínio ocorrido nos centros de concentração que devastou a Polônia em meados de 1951, cansado de viver com o terrorismo em seu país, resolveu aventurar-se pela América do Sul. Chegou a São Paulo em 1952, com a revolução e inicio dos trabalhos das multinacionais do setor automobilístico, a mão de obra era baseada em pessoas do norte e nordeste, que enfrentavam grandes dificuldades com as baixas temperaturas da metrópole, foi então que Samuel enxergou uma grande oportunidade, começou a comercializar cobertores a essa população de baixa renda. O grande empreendedor estabeleceu-se em São Caetano do Sul, iniciando sua carreira de sucesso.
Em 1957, após cinco anos de trabalho e dedicação, Samuel Klein conseguiu capital para abrir sua primeira loja em 1957, chamada Casas Bahia. Era sua homenagem a seus fregueses, a maioria nordestinos vindo tentar a sorte na região. Neste processo, o empreendedor observou a possibilidade de aumentar seu mix de produtos, incluindo na loja moveis colchões, entre outros itens para casa. Desde o inicio de sua jornada no setor do varejo, o seu critério para fechar uma negociação com seu possível cliente, era oferecendo boas formas de pagamento, o famoso crediário, essas facilidades atraia seus consumidores, sendo ela implantada em suas lojas. Logo após o sucesso da primeira loja em São Caetano, outras foram abertas em várias regiões de São Paulo.
Em 1970 adquirir a financeira Intervest, com o objetivo de financiar seus consumidores e impulsionar novas filiais. Samuel, sempre a frente dos negócios, comandou a expansão em ritmo acelerado, abrindo novas filiais nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, todas na década de 90. Já em 2000, a rede tomou conta do estado de Goiás e Distrito Federal, em 2004 chegou ao Rio Grande do Sul, contabilizando 14