administração de empresas
Um grande escritor: Peter Drucker, enfatizava a eficácia e a eficiência como elementos fundamentais para administradores, dizendo ser a eficácia a mais importante, pois esta teria a capacidade de fazer as coisas certas, enquanto a eficiência tem a função de fazer certas as coisas. Esses dois elementos seguem critérios anexos aos aspectos de planejamento, por exemplo, ao determinar os objetivos certos e usar métodos certos de alcançá-los. Porém, não é por este motivo que a eficiência deverá ser deixada de lado, pois as duas andam juntas, uma complementa a outra em suas fases e suas tarefas sendo vitais para o processo de administração.
Este estudo tem por objetivo dar uma visão geral acerca do planejamento estratégico.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Ao começar este estudo seria importante definir o que é eficácia, eficiência e planejamento, para posteriormente entender os conceitos relacionados diretamente com o planejamento em si.
Eficácia esta intimamente ligada em se fazer as coisas certas, as escolhas certas, tomar decisões certas. Eficiência, por sua vez, está relacionada a fazer as coisas de forma certa, por exemplo, é a capacidade de minimizar o uso de recursos para alcançar objetivos, fazendo as coisas certo. Comparando esses dois parâmetros na produção de um produto, diríamos que a eficácia é escolher o modelo apropriado de produto para determinado fim, já a eficiência fica a cargo a realização do processo certo de produção para atingir tal fim, ou seja, a eficácia permite a empresa determinar o creme dental certo para o clareamento de dentes, já a eficiência permite escolher o modo de produção para que este produto saia de acordo com o planejado, fazendo do processo de produção, um processo correto.
- A importância dos objetivos: em nossa vida, podemos dizer que temos planos que queremos realizar, sonhos e objetivos e, sempre, para se atingir esse propósito, precisamos planejar antecedentemente a forma como iremos fazê-lo, dando uma