administração de cargos e salários
Centro de Educação a Distância
ATPS – PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
Disciplina: Administração de Cargos, Salários e Benefícios
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tutora a distância: Priscila Cintra Zangirolami
Ana Luísa Mariano Ferreira – RA1299201736
Annie Caroline de Oliveira – RA1299201751
Jean Biasi – RA9612503971
Sandra Regina Cursino – RA1299201777
TAUBATÉ/SP
2013
INTRODUÇÃO
AFINAL, SALÁRIO É MOTIVADOR?
Motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá ideia de um ciclo, o Ciclo Motivacional. Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustação do indivíduo que poderá assumir várias atitudes: insegurança, má vontade, pessimismo, não colaboração, etc. .
Segundo Abrahan Maslou, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:
-auto-realização, - autoestima, -sociais,
- segurança,
- fisiológicas;
Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.
Para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores: - Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los;
- Fatores