Administração de Almoxarifado
Este trabalho acadêmico tem por finalidade procurar estudar como uma empresa administra o almoxarifado. Discorrer sobre o tema almoxarifado e suas vertentes, visando a história e desenvolvimento dessa área, através de conceitos básicos e de fácil entendimento.
Primeiramente, será descrito um pouco sobre sua origem, passando em seguida pelos conceitos envolvidos de análise de estoque.
Pode-se dizer que a armazenagem está diretamente ligada ao manuseio de materiais empregando grandes impactos na produtividade.
A estocagem é a atividade que vem na sequência ao recebimento, esta atividade destina-se a movimentar os materiais dentro do planejamento no processo de cada setor. Neste mesmo momento não esquecendo a utilização dos requisitos do Programa de Qualidade 5S, que através de sua implantação houve uma melhora significativa na qualidade dos materiais no seu fluxo cotidiano no Almoxarifado em que se relata no estudo de caso. Mostra que um simples problema pode acarretar diversas turbulências durante o sistema de abastecimento de materiais na produção, utilizando de pequenas ferramentas que o Programa de qualidade 5S nos ensina disciplinarmente, podem-se atingir grandes objetivos.
3 – DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O conceito de ocupação física que se concentrava mais na área do que na altura, esta mudando. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento anti-econômico.
Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.
A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o