Administração da produção
RESUMO
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a Administração de Produção, tendo como ênfase três tópicos essenciais. As informações aqui apresentadas baseiam-se em citações de autores e suas referências.
Palavras-chave: Just in Time, Kamban e MRPs.
JUST IN TIME
No sentido literal da palavra, just in time significa “ no tempo exato”, entanto suas praticas se referem ao aprimoramento do desempenho da produção. É uma mudança radical, em relação as praticas tradicionais de produção.
A palavra just in time é representado pela sigla (JIT), o Jit significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, não antes para que não formem estoques, e não depois para que seus clientes não tenham que esperar (Bicheno, 1991 ).
O JIT visa principalmente evitar desperdícios, focando em uma produção eficaz, com o fornecimento de matéria prima na quantidade correta e utilizando o mínimo de instalações. Ele é alcançado por meio da aplicação de todos da empresa, com um trabalho em equipe . Podemos fazer uma comparação da manufatura tradicional com a abordagem JIT no gráfico abaixo. A) Abordagem tradicional
. Estoque
Estoque
Estoque
Estoque
Estágio C
Estágio C
Estágio B
Estágio B
Estágio A
Estágio A
B) Abordagem JIT
Estágio C
Estágio C
Estágio B
Estágio B
Estágio A
Estágio A Pedidos Pedidos
Entregas Entregas
Na abordagem tradicional cada estagio forma um estoque, que por sua vez deixa um estagio independente do outro, se acaso aconteça algum imprevisto no primeiro estagio, o seguinte pode continuar por algum tempo até esgotar seu estoque. Contudo a abordagem tradicional gera estoque, ou seja, custos para a empresa.
O conceito JIT visa atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios