administração curto prazo
O BB é uma Sociedade Anônima de capital misto (público e privado),cujo controle acionário é exercido pelo Governo Federal. Além de apoiar o Governo Federal a colocar em prática sua política de crédito rural, também presta outros tipos de serviços aos seus clientes, tais como a abertura de contas-correntes e o fornecimento de outros tipos de financiamentos e empréstimos.Apesar de o BB prestar serviços aos seus clientes como qualquer outro banco de propriedade privada, seus estatutos preveem algumas outras funções:
• receber os tributos e as rendas federais e realizar os pagamentos necessários e constantes do orçamento do Governo Federal;
• gerir a Câmara de Compensação de Cheques.
6)
O BNDES é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Planejamento.Seu principal objetivo, de acordo com Assaf Neto (2005), é o de reequipar e incentivar, por intermédio de vários tipos de linha de crédito,voltadas para os setores industrial e social, as organizações consideradas de interesse ao desenvolvimento do país. Apesar de operar algumas vezes de forma direta (destinando o dinheiro diretamente ao “cliente”), sua atuação geralmente ocorre com a intermediação de um agente financeiro (exemplo: bancos comerciais). Esses agentes recebem uma comissão para executarem a intermediação entre o BNDES e o “cliente” que necessita do recurso financeiro para investir. Como é o agente que elabora a análise de crédito do “cliente”, torna-se co-responsável pela liquidação da dívida. Para que você entenda de forma mais clara, o agente torna-se avalista do cliente que pegou o dinheiro do BNDES.Os recursos financeiros disponibilizados pelo BNDES são provenientes de arrecadações com o Programa de Integração Social (PIS) e com o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), de dotações orçamentárias do Governo Federal e de recursos próprios provenientes do lucro obtido com sua atividade (juros que recebe referentes aos financiamentos que concede).
7)
A CEF é uma