Administração, conceitos gerais
Ciências da Computação Noturno
Administração III
Cristiane Michele Brito
Resumo do livro A arte da administração de James L. Riggs
Administração, Conceitos Gerais
A Administração é tanto arte como ciência. A ciência lida com os princípios. Nós usamos a obra de arte para ajudar a tornar os princípios claros.
A documentação escrita de estudos de administração é relativamente pouca mas rica. No princípio, por volta da mudança do século, os escritos consistiam de observações pessoais sobre padrões de trabalho e atividades organizacionais. Recentemente, especialistas de administração tem procurado usar métodos de análise pelos quais eles podem lidar com números em vez de com teorias vagas.
Nós simplificamos o estudo da administração, dividindo-se em duas áreas, função e ação. Porém, deve-se estar sempre alerta ás maneiras pelas quais as áreas relacionam-se mutuamente.
O administrador
Ele senta-se atrás de uma ampla mesa de escritório numa poltrona alta, funda e almofada. Suas janelas mostram acima o céu e bem abaixo, o povo na rua. Ao toque de um dedo ele fala com pessoas em qualquer lugar na sua empresa ou com sócios de negócios por todo o mundo. Poucos vêem suas atividades, mas muitos sentem os efeitos de suas decisões.
Seu dever é planejar, coordenar, comunicar, controlar e realizar. Alguns são particularmente atraentes, ou brilhantes.
Ciência da Administração
A julgar-se pelo número de palavras impressas e do volume de palavras dedicadas a ela, a ciência da administração deve estar “por dentro”. Desde seu vago começo há cerca de 3 décadas, ela dominou o pensamento administrativo.
É possível encontrar seus seguidores e promotores em muitas disciplinas profissionais e na maioria dos níveis organizacionais. Aqueles que subestimem isto, embora sejam em numero menor, também são espalhados. Criticam-se as técnicas da ciência da administração principalmente por que elas prometeram mais do que deram.