Administração cientifica de taylor
Professor: Leon Menache
Aluno: Túlio Resende Ribeiro – Matrícula 2011078401
Eng. Aeroespacial – UFMG 2012
Resumo :
Introdução à Teoria Geral da Administração
Idalberto Chiavenato
Parte III - Abordagem Clássica da Administração
Capítulo 3 – Administração Científica
No início do século XX dois engenheiros foram pioneiros em trabalhos relativos a Administração, são eles: * Frederick Taylor, americano e criador da Escola da Administração Científica; * Henri Fayol, francês e criador da Teoria Clássica.
Ambas partiam de pontos de vista diferentes porém se complementavam e formaram a chamada Abordagem Clássica da Administração, que dominou a administração de empresas nas 4 primeiras décadas do século XX.
Administração Científica
Os objetívos básicos do capítulo estudado, sobre a teoria administrativa de Taylor são: * Mostrar a base da Administração Científica, identificando a preocupação com as tarefas e meios e na busca pela eficiência. Mostrando como ela mudou as atitudes e comportamentos das organizações e identificar as limitações desta teoria.
O primeiro período de Taylor
Em 1903 Taylor publicou seu primeiro livro – Shop Management – onde começava a abordagem sobre sua teoria de administração que funcionava de baixo para cima, já que sua teoria consistia em observar as tarefas de cada operário para dividir seus movimentos e processos de trabalho para assim aperfeiçoá-los. Com seus estudos, Taylor percebeu que muitas das vezes um operário com potencial para produção produzia o mesmo que um operário com potencial menor, já que obtinham a mesma remuneração, aquele de maior capacidade acabava acomodado. Daí surgiu uma necessidade do pagamento por produção. Basicamente, o livro Shop Management dizia: 1. A Administração busca aumentar salários e reduzir custos de produção; 2. A Administração deve aplicar métodos cientifics e experimentos para formular principios e estabelecer processos padronizados para