Administraçâo
Dados bibliográficos: Revista Administradores.com, Edição Abril/Maio 2013.
Esse texto questiona claramente sobre as teorias aprendidas na Escola Clássica e de que forma elas contribuem para o sucesso das empresas na atualidade, mudou muito o conhecimento de lá pra cá, mas, muitos princípios foram preservados e estão presentes nas organizações da atualidade.
Os capítulos se dividem entre as teorias encabeçadas por Frederick Taylor re Henry Fayol, os princípios teóricos da Escola Clássica hoje e a analise das contribuições e princípios da Teoria da Administração Cientifica e a Teoria do Processo Administrativo.
Nas empresas modernas é comum os empreendedores colocarem em prática a criatividade, a inovação e a tecnologia, quesitos esses essenciais para alavancar os negócios, sabemos que tem empreendedores que sequer leram um livro sobre a Teoria da Administração ou algum principio da Escola Clássica, mas possuem negócios bem sucedidos.
As teorias são e sempre serão atuais, Fayol, por exemplo,preocupava-se com a estrutura da organização e com as funções administrativas(compra, venda, logística, produção, financeira e recursos humanos), José Carlos de Souza Lima, coordenador do Curso de Administração da Universidade Cruzeiro do Sul, também acredita que as funções planejar, organizar, dirigir e controlar, inerentes à Teoria do Processo Administrativo, são praticados em qualquer modelo de gestão, sem elas não há como gerir adequadamente uma empresa.
Os princípios da Escola Clássica são inerentes às ações da companhia. De Taylor, observamos a obsessão por processos e metodologia que temos que aplicar, em cada tarefa ou atendimento realizado, de Fayol, a crença absoluta de que a especialização de cada profissional é essencial para a maior produtividade nas empresas.
Ao analisar esse texto pude perceber em vários pontos a importância da inovação e tecnologia para o crescimento das empresas, como também