Administraçaõ
Credencias do Autor: Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Inglês até julho de 2009. Possuía graduação em Letras – Licenciatura em Português / Inglês pela Faculdade Católica de Filosofia, Ciência e Letras de Bagé (1972), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestrado em Lingüística – Georgetown University (1981) e doutorado em Lingüística – Georgetown University (1985). Realizou pesquisa em nível de pós-doutorado na University of Birmingham,UK (1993-1994) e na Macquarie University, Austrália (2003-2004).
Resumo
Certos textos somos capazes de entende-los com facilidade enquanto que ao lermos outros nossa compreensão é apenas parcial e, ainda, em outros casos, os textos se afigura, com incompreensíveis? Seria a compressão, ou a falta de compreensão.
Para que possa entender melhor o processo da compreensão de textos. Dada a complexidade dos dois integrantes maiores envolvidos na compreensão. Alguns aspectos relacionados mais de perto ao papel do leitor.
A maioria dos indivíduos a quem tenho dado passagem hesita em responder que, apesar de nada haver de desconhecido no texto em termo de vocabulários se fossem reconstitui provavelmente se lembraria de muito pouco.
A apresentação de um título como “Serenata de Balões” tem revelada, também um efeito semelhante ao da figura. Esta mudança de percepção de leituras indica que a dificuldade de compreensão não pode resistir unicamente na passagem.
A teoria dos esquemas é ué uma teoria do conhecimento. Seu objetivo é explicar como se estrutura o conhecimento armazenado em nossas mentes, como usamos estes conhecimentos a partir do que sabemos nossa mente fica “aberta” para a aquisição de ainda outros conhecimentos.
Se o texto faz sentido, isto acontece apenas porque a informação não explicita