Administraçao
Gestão de qualidade, nada mais é do que a gestão focada nas necessidades dos clientes.
Segundo Campos(1992, p.193), o JQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.
Terceirização
Na empresa citada, existe uma área que é terceirizada: a entrega de mercadoria para os clientes.
Como em tudo, existe o lado positivo e o negativo. O lado positivo é a redução de gastos, pois o “frete” sendo terceirizado, o cliente paga um valor x para que seja feito a entrega, e se a loja não terceirizasse o serviço, teríamos gastos com a compra do veículo, salário do motorista e manutenção do veículo.
Já o lado negativo, é que o transporte sendo terceirizado, perdemos muitos clientes, pois os mesmos não querem pagar o frete.
Creio que não existe outra área ou serviço que possa ser terceirizado.
Tecnologias e ferramentas de gestão
Abaixo falaremos um pouco sobre algumas das tecnologias e ferramentas de gestão mais utilizadas por grandes empresas.
Benchmarking: Significa aprender com quem faz melhor, ou seja, as empresas devem estar em constante aprendizagem, com isso, precisam sempre basear-se em empresas que são as melhores em seus ramos. Ou seja, as empresas se renovam o tempo todo, superam crises, testam suas habilidades e capacidades de atingir metas e objetivos, superam desafios e ameaças.
Openbook management: Significa gestão com o livro aberto, ou seja, é a divulgação de dados e números organizacionais. Com o uso dessa ferramenta, toda a equipe tem conhecimento de tudo o que acontece na organização, ou seja, como a empresa é operada e quais os objetivos e resultados a serem atingidos, isso faz com que as pessoas conheçam o ambiente que trabalha, o que lhe permite resultados diferenciados.
Reengenharia: Segundo Currid(1995), reengenharia é o ato de analisar e modificar os processos da empresa, permitindo a criação de uma nova organização muito melhor que a antiga. A