Administração
(CONTEXTO HISTÓRICO E INFLUÊNCIAS)
Desde os primórdios da humanidade, o homem sentiu a necessidade de se organizar em sociedade para alcançar, através de seus esforços, os seus objetivos. Ao longo da história, a Administração se desenvolveu com uma imensa lentidão. Somente a partir do século XX é que se apresentou um desenvolvimento de notável força e com bastantes inovações.
Durante a evolução histórica do surgimento da administração, houve algumas influências, tanto na filosofia, como também houve o destaque de algumas instituições, a saber, a Igreja Católica e as Organizações Militares.
A influência dos Filósofos se deu desde os tempos da antiguidade, nos quais alguns desenvolveram as primeiras definições no campo da Administração, dentre os filósofos que mais influenciaram pode-se destacar, os estudos de Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates (com seus questionamentos), Platão (com o livro "A República"), Aristóteles (com o livro "Política"), Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da Era Industrial. Enfim, tais filósofos já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos desses filosóficos.
A Igreja Católica pode ser considerada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Durante muitos séculos as normas administrativas e a organização pública ficaram a cargo da Igreja Católica, e não dos Estados (Roma, Atenas, etc.). Havia uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional, que juntas e comandadas por uma única pessoa – o Papa – e que, bem-sucedida serviu de modelo para diversas organizações. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais