Administraçao
Introdução
A origem da teoria das relações humanas surgiu nos Estados Unidos com a necessidade de se humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Devido a crise de 1929, os estudiosos das empresas começaram a pensar no fator humano em relação ao trabalho, bem como as teorias até então lançadas, que precisavam de uma reformulação. Para alcançar uma maior eficiência nas empresas, reconsiderou-se vários elementos das relações e aspirações do fator humano na organização. As investigações nas relações humanas incluíram psicólogos, sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, professores e praticantes de administração. A abrangência de seus assuntos foram extensas, mas poucas áreas foram evidenciadas. Grande ênfase foi dada aos estudos de grupos informais, satisfação do empregado, tomada de decisão do grupo e estilos de liderança. Apesar das descobertas dos psicólogos sobre a natureza da percepção e motivação e sua introdução na literatura organizacional, o foco do movimento de relações humanas recai mais sobre o grupo do que sobre o indivíduo e mais sobre a democracia do que sobre a liderança autocrática. Relativamente pouca atenção foi dada a estrutura organizacional.
Agradecimentos
Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos possibilitado a oportunidade em trabalharmos em grupo e desenvolver a esta atividade relacionado a teoria das relações humanas, devemos também um agradecimento a nossa professora Nara Braga por expandir á nós alunos seus grandes conhecimentos administrativos.
Origem
A teoria das relações humanas surgiu nos Estados Unidos sua abordagem teve por início no ano de 1915, logo após a morte de Taylor no ano de 1927. Alguns autores se encontravam em transição de abordagem de pensamentos e teorias em relação ao ser