administraçao
Há três aspectos básicos no trabalho de um administrador:
Decisões;
Relações humanas;
Processamento de informações.
O trabalho dos administradores varia de acordo com o nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica e outros fatores. Provavelmente, a personalidade e os valores do administrador influenciam a maneira como ele trabalha.
O trabalho do administrador não consiste apenas em planejar, organizar, dirigir e controlar. Estas funções do processo administrativo diluem-se e combinam-se com o desempenho dos papéis, especialmente com os que envolvem a administração de recursos e tomadas de decisões.
Os papéis do administrador podem ser: interpessoais, de informação e de decisão.
Papéis interpessoais:
Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização: figura de proa, líder e ligação. Com a Teoria de Relações Humanas, veio à tona a preocupação com o comportamento das pessoas, o qual fez surgir, dentre outras coisas, a liderança e seu poder de influência sobre as pessoas ou grupos. Há uma íntima relação entre liderança e poder, pois o poder é um dos meios pelos quais o líder influencia os seus liderados. O poder é uma qualidade inerente à liderança e os líderes que o usam sabiamente exercem grande influência sobre as pessoas, garantindo maior eficiência no exercício da liderança.
A liderança necessita de um líder forte o bastante para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, mas gentil, para que tome soluções humanas; exigente, para que conduza os liderados em busca de desafios, mas paciente, para saber que toda ação requer tempo. O líder precisa usar o poder com sabedoria e prudência para que os seus seguidores só o sintam quando necessário e retribuam com confiança, respeito e lealdade.