administraçao
Competências essenciais: uma análise da importância das capacidades organizacionais na busca de vantagens competitivas
Carlos David Cequeira Feitor (UFRN) carlos.cequeira@pep.ufrn.br
Francisco José Kliemann Neto (UFRGS) kliemann@producao.ufrgs.br
Marcelo Nogueira Cortimiglia (UFRGS) cortimiglia@producao.ufrgs.br
Resumo
Este artigo objetiva analisar os principais avanços relativos ao campo das competências essenciais, investigando e verificando quais as contribuições que esta linha de pesquisa inovadora apresenta para melhor compreensão da importância das capacidades e competências internas de uma organização na busca de vantagens competitivas. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica através do levatamento e análise dos dados de revistas especializadas, artigos de jornais e acadêmicos, estudos de caso e livros.
Palavras-chave: Competências essenciais, competitividade, vantagem competitiva.
1. Introdução
Em um cenário de economia globalizada, desenvolvimento tecnológico acelerado, clientes com novas necessidades e expectativas, privatizações e aquisições, o mercado se transforma e exige dos gestores mudanças e rompimentos com antigos modelos para assegurar sua sobrevivência. O que torna uma empresa competitiva é a sua capacidade de desenvolver e criar novos produtos, somada à inovação de processos e tecnologias de produção e fundamentalmente sua capacidade em desenvolver novas competências.
Em função dessa conjuntura torna-se primordial para qualquer organização determinar quais são suas competências essenciais e criar um portfolio de competências. Nesse sentido, este artigo objetiva apresentar uma ampla discussão referente a este termo, buscando elucidar todos os aspectos importantes que ajudem os gestores a gerenciar suas competências essenciais. 2. Competência essencial: abordagem conceitual
A terminologia competência essencial da empresa surgiu a partir dos artigos