administraçao
Os autores clássicos pretendem criar uma teoria de administração baseada na divisão do trabalho, especialização, coordenação e atividades de linha e staff.
1. Administração como ciência
Os autores da teoria clássica afirmam que se deve estudar e tratar a Administração cientificamente, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas cientificas .
Fayol afirmava a necessidade de um ensino organizado e metódico de administração para formar administradores.
2 .Teoria da orgnização
A teoria clássica da organização como uma estrutura de órgãos e cargos.Mooney , um dos autores clássicos mais conhecidos. Para ele , a organização é a forma de toda associação humana para a realização de um fim comum.Trata-se de correlacionar atividades especificas ou funções num todo coordenado. A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando que estabelece uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem.
3 . Divisão do trabalho e especialização
A organização se caracteriza por uma divisão do trabalho claramente definida. Para a teoria clássica, a divisão do trabalho pode dar-se em duas direções,a saber:
Verticalmente, segundo os níveis de autoridade e responsabilidade:
Horizontalmente, segundo as diferentes atividades da organização:
4 . Fayol incluíra a coordenação como um dos elementos da Administração , enquanto outros autores clássicos a incluem nos princípios de Administração. Para Fayol, a coordenação e a reunião, a unificação e a harmonização de toda a atividade e esforço, enquanto para Gulick ,se a subdivisão do trabalho e indispensável, a coordenação e obrigatória.Para Mooney , a “coordenação é a distribuição ordenada do esforço do grupo , afim de obter unidade de ação na consecução um fio comum”.A coordenação deve ser baseada numa real comunhão de interesses. A coordenação indica que há um alvo ou objeto a alcançar que deve guiar os atos de todas as pessoas envolvidas.A