administraçao
As teorias administrativas são classificadas em cinco tópicos. São eles: teoria explicativa descritiva: procura descrever as características das organizações e da administração, assim como também procura compreender fenômenos organizacionais que levaram a ocorrência de um determinado fato e dos fenômenos relacionados e ele. Além de deixar ao individuo a escolha de objetivos e métodos.
Teoria normativa e prescritiva: consiste em sugerir o que fazer e proporcionar uma melhor forma de como fazer.
Sistema fechado: é um sistema que analisa somente a organização internamente. É insensível para necessidades de mudanças e adaptações contínuas e urgentes das respostas da organização ao ambiente. Tem como grande meta a obtenção da perfeita eficiência industrial e por isso objetiva deste modo a perfeição na empresa.
Sistema aberto: é aquele que está sujeito a sofrer mudanças em consequência das mudanças do meio ambiente. Para garantir sua viabilidade, organização deve oferecer ao ambiente produto por ele necessitado, ou, se for o caso, criar nele a necessidade de tais produtos, pois só assim garantirá a continuidade da abundância de insumos e da absorção dos produtos. Necessita de “feedback” constante com o ambiente.
Administração tradicional: são técnicas, soluções e instrumentos pessoais de cada indivíduo, já que o ambiente não faz diferença.
2. Abordagem clássica de administração é desdobrada em duas orientações opostas entre si. Explicar seus significados.
A abordagem clássica da administração é dividida na Escola da Administração Cientifica e na Escola da Administração Clássica. A Escola de Administração Cientifica desenvolveu-se nos Estados Unidos, tendo como líder Taylor. Preocupava-se em aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional. Constitui uma abordagem de baixo para cima. A ênfase nas tarefas é a principal característica dessa orientação.
Já a Escola