administraçao
1. REFERÊNCIA
Taylor, Frederick Winslow, 1856 – 1915.
Princípios de administração científica / Frederick Winslow Taylor ; tradução de Arlindo Vieira Ramos. – 8. Ed. – São Paulo : Atlas, 1990.
2. APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro mecânico norte-americano, tendo ficado conhecido como o pai da Teoria Científica do Trabalho (ou taylorismo, designação dada em sua homenagem), teoria que esteve na origem de uma verdadeira revolução do sistema produtivo no início do século XX. Nasceu no estado da Filadélfia, nos USA em 20 de março de 1856 e faleceu em 1915 aos 59 anos, vitima de uma gripe.
3. BREVE SÍNTESE DA OBRA
Nesta obra Taylor descreve minuciosamente, através de análises científicas, os métodos que os operários deveriam utilizar para que o trabalho fosse feito da melhor maneira possível, introduzindo, assim, princípios científicos na administração como função original eliminar o desperdício e elevar a produtividade. Dividido em dois períodos:
1. Primeiro período de Taylor
Em 1903 Taylor publicou seu primeiro livro sobre técnicas para racionalizar o trabalho por meio do estudo do tempo, nesse estudo observou que operários com os mesmo equipamentos tinham capacidades de produção diferentes, mas a mesma remuneração. Com o tempo o operário que produzia mais, mas ganhava o mesmo valor do que produzia menos ia perdendo o interesse e diminuindo sua produção então Taylor defendia a idéia de pagar mais ao operário que produz mais.
2. Segundo período de Taylor
Em 1911 publicou seu segundo livro que mostrava seus estudos sobre Administração Científica sem deixar de lado sua preocupação ao operário. Taylor via três problemas nas fabricas daquela época: vadiagem sistemática dos operários; desconhecimento, pela gerencia, das rotinas de trabalho e a falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho. Para Taylor a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a um período de quatro a