administraçao
1 INTRODUÇÃO 3
2 responsabilidade socioambiental 4
3 EXEMPLOS de organizações que demonstram preocupação socioambiental 8
4 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10 APÊNDICES 11 APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 12 ANEXOS 13 ANEXO A – Título do Anexo 14
1 INTRODUÇÃO
A devastação do meio ambiente no Brasil começou a partir da exterminação dos índios pelos portugueses. Com a descoberta do petróleo em 1857 começou o mundo industrializado, que trouxe com ele a poluição. Esse novo mundo “civilizado” nunca soube a importância do meio ambiente, coisa que os índios sabiam muito bem por isso o preservavam, e hoje já são visíveis os problemas causados pela poluição. Embora hoje esteja acontecendo vários projetos socioambientais o problema esta longe de ser resolvido. Esse é um desafio para as organizações.
2 responsabilidade socioambiental
Responsabilidade sócio-ambiental é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas. Mas nem sempre seguir as leis que são impostas as organizações quer dizer que ela tenha responsabilidade socioambiental.
Um melhor gerenciamento do meio ambiente levará a um melhor desempenho desse meio ambiente, a uma maior eficiência e a um maior retorno dos investimentos” (Tibor e Feldman, 1996, p. 21).
2.1 Problemas ambientais da atualidade, suas interferências e ética nas organizações
Tudo o que temos hoje vem da transformação das matérias primas da natureza, ocorrendo impactos ambientais que prejudicam o meio ambiente, como o desmatamento, poluição da água e do solo. A população que vive da pesca e plantações são as mais afetadas pela perda de biodiversidade. O derramamento de óleo é um grande problema que atinge o oceano desde o inicio do século. Usar técnicas adequadas nas