administraçao
Amitai Etzioni nasceu 4 de Janeiro de 1929 em Cologne, Alemanha, e tem se destacado como um dos autores mais importantes da Abordagem Estruturalista, mais precisamente da Teoria Estruturalista da Administração. Sociólogo e professor das Universidades de Columbia e de George Washington (EUA) e membro do Instituto de Estudo de Guerra e Paz. Estudou a integração da organização com a sociedade como um facto social, atuando e agindo na sociedade. Em seu livro "Organizações Modernas" (1964), Etzioni relata as conclusões de sua pesquisa sobre os diferentes tipos de organizaçõesm classificando-as em três categorias, analisando e comparando o controle e a autoridade.
1) Organizações especialistas: alto nível de especialização das pessoas, predominando autoridade e técnica;
2) Organizações não especilizadas: atividade de produção de bens; definição de objetivos específicos e controle de metas;
3) Organização de serviços: atividades de serviços; as pessoas não são vinculadas a organização, tendo uma atividade temporária que pode ser definida por uma tarefa específica; o vínculo se dá por contrato.
Ele foi um dos fundadores do movimento comunitário no início da década de 1990 e estabeleceu a Rede Comunitária para divulgar as idéias do movimento. Seus escritos enfatizam a importância que todas as sociedades possuem de estabelecer um cuidadoso equilíbrio entre direitos e responsabilidades e da autonomia e da ordem.
Amitai Etzioni
Amitai Etzioni nasceu 4 de Janeiro de 1929 em Cologne, Alemanha, e tem se destacado como um dos autores mais importantes da Abordagem Estruturalista, mais precisamente da Teoria Estruturalista da Administração. Sociólogo e professor das Universidades de Columbia e de George Washington (EUA) e membro do Instituto de Estudo de Guerra e Paz. Estudou a integração da organização com a sociedade como um facto social, atuando e agindo na sociedade. Em seu livro "Organizações Modernas" (1964), Etzioni relata as