personalidade e capacidade juridica
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
ALEXANDRO BRASIL DE MENEZES FILHO
FICHAMENTO: O QUE É DIREITO
ROBERTO LYRA FILHO
RIO BRANCO
2013
ALEXANDRO BRASIL DE MENEZES FILHO
FICHAMENTO: O QUE É DIREITO
ROBERTO LYRA FILHO
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial referente a avaliação de B1 da disciplina Iniciação a Pesquisa Científica, do curso de Direito da Uninorte, sob orientação da professora Marta.
RIO BRANCO
2013
Fichamento
- Roberto Lyra Filho
- O que é Direito
- 11ª edição
- Rua da Consolação, 2697
- São Paulo, SP
- Editora Brasiliense
- Primeira Edição, 1982
Citações
“A maior dificuldade, numa apresentação do Direito, não será mostrar o que ele é, mas dissolver as imagens falsas ou distorcidas que muita gente aceita como retrato fiel.” (P. 3)
“Repare o leitor na arrogância com que todo governo mais decididamente autoritário repele a “contestação” (como se as remodelações institucionais não fossem uma proposta admissível e até parcialmente reconhecida em leis – no caso das emendas constitucionais, por exemplo);” (P. 4) “A ideologia como falsa consciência revela o efeito característico de certas crenças como deformação da realidade. A ideologia como instituição destaca a origem social do produto e os processos, também sociais, de sua transmissão a grupos e pessoas.” (P. 8)
“É na medida em que o socialismo pende para o democrático que a teoria correspondente do Direito pende e avança para o combate ao seu confinamento em estatismo, com a subsistência de opressões várias (por exemplo, a grupos minoritários étnicos ou sexuais).” (P. 17)
“Os positivistas conservam a tendência a enxergar todo o Direito na ordem social estabelecida pela classe e grupos dominantes, diretamente (com suas normas costumeiras) ou através das leis do Estado. Os