administraçao
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
REVELANDO A LÓGICA DA MUDANÇA:
A Organização como Fluxo e Transformação
Eufrásio Willian da Silva
Luiza Santiago Pereira Gonçalves Reis
Pauleanda Dutra
Governador Valadares
Agosto/2013
Eufrásio Willian da Silva
Luiza Santiago Pereira Gonçalves Reis
Pauleanda Dutra
REVELANDO A LÓGICA DA MUDANÇA:
A organização como Fluxo e Transformação
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para o cumprimento da disciplina de TO do curso de Administração da Faculdade de Administração de Governador Valadares
Orientador: Maria Aparecida Pouzas de Oliveira
Governador Valadares
Agosto/2013
INTRODUÇÃO
O universo é uma unidade que flui e é indivisível. Processo, fluxo e mudança são fundamentais a este universo. Um estágio do universo, em qualquer momento, reflete a realidade mais básica. Esta realidade mais básica podemos chamar de ordem implícita. A outra realidade que se manifesta no mundo ao nosso redor podemos chamar de ordem explícita. A ordem implícita é vista como um processo criativo, que gera força para as formas nas ordens explícitas.
O mundo se cobre e se descobre de um momento para um outro momento, como uma forma de unidade pulsante. Cada momento da existência apresenta similaridade com os momentos que o precederam, criando a aparência de continuidade em meio à mudança.
Na ciência e na vida quotidiana há a tendência de se considerar a mudança como um atributo da realidade e de se ver o mundo em mudança. O mundo é, em si mesmo, nada mais do que um momento dentro de um processo mais fundamental de mudança. Existem processos ocultos subjacentes à superfície de nossa realidade, que podemos denominar de “lógicas da mudança”. Estas lógica ajudam a explicar o estágio concreto do mundo em qualquer parte considerada do tempo.