administraçao
Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.
O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo.
O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas
Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento.
Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença.
gestão do conhecimento é um processo de administrar os recursos da empresa (tangíveis ou não), ou aquele que se realiza para conseguir algo, e diante das transformações que estamos vivenciando , onde temos um ritmo acelerado de inovações tecnológicas, mudanças econômicas e o grande volume de informação disponível faz com que sejam necessárias ações para separar o que é útil do não importante, portanto há muito o que fazer para transformar as unidade escolares numa educação com qualidade. das colocações e citações postadas no fórum sobre a definição da gestão do conhecimento, gostaria de citar mª m. lozano q.: “ é aquele conjunto desses ativos intangíveis que supostamente aumentam o valor da empresa”. está composto pelo capital humano (informação sobre o funcionário, suas aptidões, habilidades, capacidade de aprendizagem, etc), o capital estrutural (informação sobre a cultura da organização, características, estrutura e filosofia de trabalho), e o capital relacional (relacionado aos contatos com ambientes externos à empresa). esta definição é muito importante para compreendermos, com funciona o processo de gestão do conhecimento, pois se temos as máquinas