Rede PLC
A transmissão de dados e voz por meio da rede de energia elétrica é conhecido como rede PLC - Power Line Commnications.
Embora seja um sistema antigo, ainda promove estudos e discussões quanto as vantagens e desvantagens e custo.
Em alguns países esse sistema já é utilizado comercialmente, mas o Brasil ainda busca encontrar meios de difundi-lo, colocando a disposição em algumas localidades como inclusão social.
Este estudo promove uma panorâmica sobre esse sistema de transmissão, apresentando os quesitos que envolvem sua funcionabilidade.
REDE PLC
O sistema de transmissão Power Line Commnications conhecido pela sigla PLC é uma tecnologia que utiliza a rede de energia elétrica para transmitir dados e voz em banda larga.
Este sistema antigo é utilizado desde a década de1920. Durante mais de meio século o sistema utilizado foi o Powerline Carrier, também de OPLAT (Ondas Portadoras em Linhas de Alta Tensão), que oferecia banda estreita, baixa velocidade e modulação analógica. Os primeiros testes com comunicação digital de alta velocidade, banda larga, foram realizados em 1991 por Paul Browm, na empresa de Energia Elétrica Norweb Communications da cidade de Manchester, Inglaterra. Ainda na década de 1990, foram realizados diversos estudos para eliminar ruídos e interferências. Nessa mesma década, mais precisamente em outubro de 1997 foi realizado o primeiro teste de acesso à Internet, em uma escola de Manchester.
Assim, surgiu uma nova idéia sobre os negócios de telecomunicações. A maioria das empresas mundiais de energia elétrica gostaria de ser provedoras de serviços de telecomunicações, já que o momento era de “explosão” nesse tipo de empreendimento: a Internet e o celular chegando de forma grandiosa. A mesma empresa que realizou os testes, Norweb se juntou a outra empresa, Nortel, e criaram a NORWEB DPL com o objetivo de desenvolver e comercializar Digital Power Line (DPL). No Brasil, o