Administraçao
AS DICAS PARA OS INICIANTES E PARA QUEM QUER AINDA MAIS
Alisando uma entrevista cedida à Radio Câmara, em um programa especial sobre o empreendedor brasileiro, pode-se verificar preciosas informações para se enfrentar os obstáculos e desafios que o cenário mundial apresenta. Destacando-se aqui dicas de pessoas capacitadas no tocante ao assunto em questão.
A priori o gerente de atendimento do sistema Sebrae, órgão de referência no assunto Sr. Ênio Pinto ressalta que, um dos principais erros do empreendedor iniciante é a falta de planejamento, que basta só ter dinheiro e sorte. Ele ressalta que, mais do que nunca é preciso que as pessoas se informem e se capacitem. Para alcançar o sucesso de um pequeno empreendimento, é importante domínio de técnicas de gestão, e acima de tudo, liderança, uma conduta e comportamento protagonista.
Ele aborda ainda que, o Sebrae oferece cursos de técnico de gestão do negócio e também cursos voltados para a atitude dos empreendedores. Esses cursos tem em média 15 h de duração e custam entre 75 e 90 reais, como também oferecem cursos gratuitos à distância, com tutores e certificados.
Além do Sebrae, a editora-executiva da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, aponta outro caminho como o serviço de consultoria junto às empresas-junior. O custo é bem baixo, inferior a uma consultoria profissional.
Outra preocupação permanente após a abertura das portas, segundo José Dornelas, especialista em empreendedorismo, deve ser a inovação. 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação: a maioria não vê como um diferencial.
Entre os motivos dados pelos pequenos empresários para fecharem seu negócio nos primeiros dois anos, destacam-se as falhas gerenciais como a escolha de um local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado; e a conjuntura econômica. Se faz necessário, portanto, que os pequenos empresário sejam mais informados sobre as