Administraçao
Já com a necessidade de aumentar a produção para atender a uma demanda cada vez maior, as empresas tiveram (Teoria Clássica) e ainda tem que organizar digamos toda a sua estrutura de forma a separar por especialidades cada etapa do processo produtivo e designar gerentes, supervisores e subordinados como em um organograma deixando claro a responsabilidade de cada um. Antigamente os gerentes exerciam funções básicas relacionadas a gerencia, baseadas em controlar, organizar e planejar, hoje vemos em um cargo gerencial muito mais que isso. Sabemos que o gerente além dessas funções básicas precisa estar atento as ameaças organizacionais, ao comportamento organizacional e as contínuas mudanças decorrentes da globalização social.
Teorias foram criadas desde a revolução industrial, afim de contribuir com a prática do comportamento organizacional que com o passar dos anos foram se modificando conforme a atualidade assim o exigia exemplos atuais
Cada teoria administrativa surgiu a partir de algum problema empresarial . As teorias apresentaram soluções aos problemas que os empresários viviam em cada época . De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações de hoje, construindo cinco variáveis importantes a partir das teorias administrativas históricas:
-Tarefas (Taylor- Adm. Científica);
-Estrutura(Fayol- Teoria Clássica);
-Pessoas(Mayo/Maslow- Escola das Relações Humanas e Teoria Comportamental);
-Ambiente (Chandler- Teoria dos Sistemas e Teoria Contigencial);
-Tecnologia.
Essas teorias utilizadas há algum tempo visavam apenas as técnicas de formação do