Administrar
Esse trabalho procura identificar o processo produtivo da Indústria de calçados- AZERET ACESSORIOS- situada em Fortaleza.
O processo produtivo na indústria de calçados caracteriza-se pela sua descontinuidade, com o fluxo de produção ocorrendo entre estágios bastante distintos entre si. As cinco principais etapas são: modelagem, corte, costura, montagem e acabamento. Em cada uma dessas etapas, as operações realizadas também são bastante variadas, de acordo com o tipo de calçado produzido.
A etapa de modelagem constitui-se, talvez, no estágio mais importante do processo produtivo, dado que é nela que se realiza toda a concepção do produto em si. Ao estilista-modelista cabe idealizar o produto final, considerando aspectos como as tendências da moda, os materiais a serem utilizados, a definição dos modelos e das formas que compõem o calçado. Além disso, o estilista-modelista tem a função de adequar a manufaturabilidade do produto, adaptando a sua concepção às condições e características do processo produtivo, inclusive no que tange a custos.
De maneira geral, pode-se perceber que embora a difusão da microeletrônica e da informática tenha exercido impactos importantes sobre o processo de fabricação de calçados, esses impactos ocorreram de forma mais intensa em algumas etapas do processo produtivo. Em algumas fases, como a costura e a montagem, a produção ainda mantém caráter artesanal e intensivo em mão-de-obra em virtude da dificuldade na automação. Nessas fases, a eficiência do processo ainda depende predominantemente da habilidade do trabalhador. Em outras fases, como na modelagem e no corte, é possível utilizar equipamentos como o CAD, inclusive de forma integrada com equipamentos microeletrônicos de corte e manufatura, especialmente quando se trata do processamento de materiais sintéticos ou de couro de qualidade mais elevada, cujos requisitos de uniformidade são bem mais elevados.
1.1 Sumário Executivo:
A empresa,