Administrador
Globalização
Globalização ao crescimento da interdependência de todos os povos e países do Mundo. A globalização tem a ver com a forma como os países interagem entre si e aproximam as suas populações, tendo em conta os aspectos económicos, sociais, culturais e políticos.
Globalização Econômica
A globalização é sem dúvidas um fenómeno capitalista que já provém dos tempos dos descobrimentos e que se desenvolveu sobre tudo a partir da Revolução Industrial. Vários países tiveram muita necessidade de expandir os seus mercados, e isso fez com que começassem a abrir-se para os produtos de outros países. Em termos económicos, a globalização caracteriza-se pela total liberalização de circulação de pessoas, bens e serviços. Com a abertura das fronteiras e a livre circulação de bens e serviços entre váriospaíses, a globalização económica cresceu significativamente e venceu sobre aglobalização social e política. A liberdade de movimentação leva uma circulação de capitais, e consequentemente a um crescimento de algumaseconomias, dependendo do nível de desenvolvimento e integração dos vários países envolvidos neste comércio internacional. Atualmente os grandes beneficiários desta “aldeia global” são os países com grandes economias de exportação, com um mercado interno forte e cada vez maior presença mundial.
A globalização económica também veio contribuir para um aumento daqualidade de vida mundial. O acesso rápido a novas tecnologias, como novosmedicamentos, novos equipamentos cirúrgicos e técnicas, aumento na produção de alimentos e baixa no custo dos mesmos, tem causado nos últimos anos um aumento generalizado da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos. Os efeitos na indústria e nos serviços também se notam, pois com os aberturados mercados e a expansão de capitais, as empresas passam a procurar a mão-de-obra mais barata para a produção dos seus produtos, não sendo necessária