Administrador
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5 2.1 DILEMAS DO CONSUMO AMBIENTALMENTE CORRETO.....................................5 2.2 - O CONSUMO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA SOCIOAMBIENTAL.................9 2.3 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.........................................................12 2.4 - RESULTADOS E ANÁLISES - CONSUMO SUSTENTÁVEL E CIDADANIA NO CONFRONTO DE DISCURSOS................................................................................13 3 CONCLUSÃO 20
4 REFERÊNCIAS 23 1 INTRODUÇÃO
O ato do consumo é pertencente à vida humana contemporânea, pois baliza as relações sociais e faz parte da dinâmica da economia. No entanto, para muitos, o padrão consumista da sociedade contemporânea estaria conduzido a um consumo desnecessário, ostentatório, excessivo e perdulário, com decisivos impactos sobre a sustentabilidade ambiental. Entretanto, na sociabilidade dos dias atuais, as identidades dos cidadãos se configuram pelo consumo, e o status, muitas vezes, pode ser medido pelo que se consome. Os objetos não seriam adquiridos exclusivamente por sua utilidade, mas aliariam o prestígio simbolizado por sua posse. Nesse contexto, o ato de consumir poderia contribuir tanto para a satisfação de necessidades, melhorando a qualidade de vida e favorecendo o desenvolvimento local, quanto para a exploração dos recursos naturais e o aumento da desigualdade social.
A questão seria como se consome, o significado dessa prática, seus impactos na vida social, os limites que permeariam o ato de consumir e as atitudes que os cidadãos precisam desenvolver, tanto no plano individual quanto na esfera pública, sobretudo em suas interações com atores da sociedade civil, do Estado e do mercado, para tornar o consumo mais sustentável.
Nesse cenário, uma das soluções apontadas