Administracao
Disciplina: Desenvolvimento Humano
1) A situação financeira do candidato no ponto de vista das organizações pode sim ser utilizada como critérios de avaliação, pois para elas se a pessoa possui restrição financeira ou qualquer outro tipo de restrição é como se passasse a imagem de que é uma pessoa que não tem planejamento de seus atos, que não pensa antes de determinadas ações e não age de forma racional. Porém é um erro as organizações pensarem desta forma, pois nem sempre uma pessoa que esteja com nome sujo ou deva dinheiro a uma empresa será um mal funcionário. Pois se a pessoa procura o trabalho certamente ela tem necessidade de ter este dinheiro para poder ir quitando aos poucos suas dividas, e muitas destas pessoas tem competencias e habilidades de trabalho do que pessoas que nao possuam dividas.
2) As competencias comportamentais são identificadas no decorrer do processo seletivo, nas etapas em que as pessoas falam de suas caracteristicas, mostram seu perfil em testes psicologicos. Certamente se a pessoa esta com o nome sujo ela se sente um pouco repreensiva em relação a isto, pois sabe que as pessoas que contratam em primeira estancia ja fazem a analise do cadastro mas isso nao impede delas mostrarem o quanto são capazes e eficientes, e mostram que a situação financeira pelo que elas passam não tem nada a ver com o que elas farão na empresa.
3) As empresas primeiramente deveriam rever seus conceitos, pois esta sendo feito uma discriminação antes mesmo de conhecer o perfil do candidato. O processo correto seria fazer com todo mundo a mesma coisa. Entrega de curriculo, participar de um processo seletivo, fazer provas de conhecimentos gerais e especificos sobre a empresa que trabalharão, fazer testes psicologicos para saber se estao aptos a exercer o cargo. E em seguida dar cursos para cada vez mais aperfeiiçoar o profissional para que ele se sinta seguro na empresa e queira sempre buscar novos meios de