administracao
2.1 Administração de Cargos e Salários
A Administração de Cargos e Salários dentro da organização seja esta de pequeno, médio ou grande porte, possui um papel muito importante de elaborar dentro de sua estrutura hierárquica um sistema de avaliação e remuneração de seus colaboradores, visando a equiparação do mercado a fora para o alcance da visão da empresa. Com este sistema implantado, permitirá à organização atrair e reter profissionais motivados e qualificados aderindo para esta, o capital intelectual, que trará seu equilíbrio interno e externo com maior segurança em suas decisões e atuações no mercado a fora.Por meio deste planejamento, serão definidos os métodos de avaliação dos cargos, seus benefícios e salários de acordo com o mercado, as definições das atividades a serem desempenhadas a cada cargo. A empresa se desenvolve a cada dia por conta do trabalho executado através de cada funcionário, definidos como o capital de maior importância, ou seja, o capital intelectual humano, que diz respeito a cada colaborador qualificado e motivado atuando dentro desta em prol ao alcance do objetivo organizacional.
A administração de cargos e salários é a de implantar um sistema de remuneração que mantenha adequada a relação vertical entre salários, ajustando esse sistema ou plano à realidade de mercado e estabelecendo um correto regime de estímulos ao aumento de eficiência e produtividade do trabalhador. (ZIMPECK, 1990. p.127).
Descrição de cargos e salários
É o relato das tarefas, funções e responsabilidades descritas de uma forma organizada atribuída a uma ou mais pessoas. Desse modo a descrição de cargos e salários determina as tarefas a serem designadas pelo ocupante, junto com a análise dos requisitos de escolaridade, responsabilidades, experiências exigidas de seu ocupante e deve ser feita de forma clara e simples para que uma pessoa que não conheça o cargo possa compreendê-lo.
A descrição de um cargo deve ser impessoal, e sempre