Administracao
A atividade consiste me descrever o novo enfoque de controle bem como as vantagens do seu novo sistema de controle
O presente estudo visa apresentar inter-relação entre bons padrões de governança corporativa na empresa e o uso de controles internos visando ao adequado gerenciamento dos riscos.
A governança permite aos donos das empresas monitoração da direção executiva da organização, que têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade e facilitar seu acesso ao capital. Este novo enfoque de controle se relaciona em quatro vertentes: a prestação de contas, a transparência, a equidade e a responsabilidade corporativa na conformidade com as regras. O Instituto define três ferramentas de governança: o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e a Auditoria Independente. Outro fator importante que desempenha um papel essencial na gestão é o controle de riscos e o gerente empreendedor. Os riscos estão em todas as organizações e suas tarefas, as organizações devem gerenciar e administra-los afim de evita-los. Os riscos não são padronizados, pois cada empresa tem um modo de operação específico, a busca por identificar a origem dos riscos pode resultar em várias formas de segregá-los, todas visando atender à necessidade de sistematizar diferentes visões.
Independentemente de como foi realizada a segregação dos riscos, a utilização de um conceito multidimensional destes, permite uma abordagem de forma holística, na chamada gestão integrada de riscos. A existência de uma interseção causal com os demais tipos de risco faz com que a organização adote uma gestão que envolva a previsão dos resultados em relação a estes riscos, estes fatores traz a valorização do profissional com perfil de gerente empreendedor.
A avaliação dos riscos envolvidos no processo deve ser realizada pelo gerente da unidade, o apresenta a existência dos três atributos de competência conhecimento, habilidade e atitude.