administracao
POLLIANA ALVES
TIPOS DE LICENÇA DE SOFTWARE
GOIÂNIA
2013
FACULDADE SUL AMERICANA
POLLIANA ALVES
TIPOS DE LICENÇA DE SOFTWARE
Trabalho de Informática, apresentado como parte integrante da matriz curricular do curso de Administração da Faculdade Sul Americana. Professor: Telmo
GOIÂNIA
2013
1 - TIPOS DE LICENÇA DE SOFTWARE
A variedade de modelos para licenciamento de software oferecida hoje no mercado deixa muitos gestores de tecnologia da informação em dúvida na hora de escolher qual ou quais as formas mais indicada para as necessidades das empresas. Pode-se destacar nove alternativas de licenciamento de software oferecidas por fornecedores:
1 - Licença perpétua de aquisição: modelo que existe há quase 40 anos e utilizado pelos grandes fornecedores, que financiam o desenvolvimento de seus sistemas e os vendem para os clientes como um ativo (as empresas têm o direito ao produto para o resto da vida, excluindo serviços de manutenção e de atualizações).
2 - Licença de uso: as empresas têm direito apenas de uso da licença por máquina instalada, incluindo atualizações. Mas não podem solicitar serviço de manutenção.
3 - Licença de manutenção: neste caso, a empresa paga pelas taxas de correções e de manutenção do software adquirido.
4 - Conjunto de licenças (aquisição, uso e manutenção): é o formato mais usado hoje no mercado. O cliente tem direito ao pacote completo da licença, uso e serviços de manutenção.
5 - Aluguel (da sigla em inglês, ASP Application Service Provider): o software fica hospedado fora da empresa, que paga em forma de mensalidade fixa. Pode ser mensal ou anual.
6 - Software como serviço (da sigla em inglês, SaaS): aqui, o usuário não tem nada instalado internamente e não se preocupa onde fica o banco de dados, o sistema, os aplicativos. Tudo fica fora da empresa. O modelo é considerado