Administracao
Pode-se considerar a Estatística como a ciência que se preocupa com a organização, descrição, análise e interpretação dos dados experimentais.
Dentro dessa idéia, pode-se dividi-la basicamente em duas partes distintas: a Estatística Descritiva, que se preocupa com a organização e descrição dos dados e a Estatística Indutiva ou Inferencial, que cuida da sua análise e interpretação.
Percebe-se, conforme o exposto, que a Estatística é aplicável a qualquer ramo do conhecimento onde se manipulam dados experimentais. Assim, as Ciências Sociais, a Biologia, a Medicina, a Física, a Engenharia, as Ciências Administrativas, etc., tendem, cada vez mais, a servir-se dos métodos estatísticos como ferramenta de trabalho, daí a sua grande e crescente importância.
A Estatística Econômica é, pois, uma especialização da estatística geral e tem por finalidade a aplicação do método estatístico ao estudo dos modelos econômicos.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS:
1-População: É o conjunto de elementos que são agrupados com a finalidade de fornecer pelo menos uma característica comum, de acordo com o objetivo do estudo.
Uma vez caracterizada a população, o passo seguinte é o levantamento de dados acerca da(s) característica(s) de interesse na investigação.
2-População Característica ou População Matriz: É o conjunto formado pelos valores da característica de estudo, que são gerados ou observados a partir dos elementos da população.
Como em qualquer estudo estatístico pode-se pesquisar uma ou mais características dos elementos da população. Tem-se que uma população pode gerar mais do que uma população característica.
Nem sempre é conveniente, ou mesmo possível realizar o levantamento dos dados referentes a todos os dados da população (Censo ou Levantamento Exaustivo). Nestes casos, deve-se limitar as observações a uma parte da população (Levantamento por Amostragem).
3-Amostra: É um subconjunto da população, necessariamente finito,