Administra O Estrategica CERTO E PETER
Feito o diagnóstico estratégico, o próximo passo é a formulação de estratégias e ações a serem executadas pela organização. Sabendo disso há a necessidade da definição dos objetivos, pois por haver vários, tem que se analisar quais são mais importantes e urgentes.
Segundo Sertek, Guindani e Martins (2011, pag. 159) a formulação de uma estratégia competitiva condiz em a organização descobrir uma posição onde ela se mantenha segura das forças competitivas para assim conseguir obter uma vantagem perante os concorrentes. Então é importante na formulação, que se utilize todos os recursos que a organização dispõe, para conseguir mudar e se adequar ao que o mercado demonstra.
Ao se iniciar a escolha da melhor estratégia a ser seguida, focamos inicialmente na concorrência e no poder da organização em combater tais forças. O primeiro fator relevante é o poder de negociação com os fornecedores, onde se há de analisar fornecedores que estão presos a poucas companhias, como também quando o cliente não é o mais importante para ele e sim ele importante ao cliente empresa, pois tem matéria única para a organização ou que tenha produtos diferentes a oferecer. O segundo fator é a ameaça de novos entrantes, que vem a equiparar e buscar espaço de mercado onde você ocupa, trazendo as mesmas ideias, conceitos, serviços e objetivos. O terceiro fator é o poder de negociação com os compradores, onde os clientes buscam preços menores, qualidade maior e acaba colocando rivais uns contra os outros a fim deste objetivo. O quarto fator é a ameaça por produtos e serviços substitutos, onde a organização deve estar atenta a serviços ou itens que façam a mesma função que o seu, onde sujeito a melhoramentos e assim desgastando a sua imagem. E por ultimo o quinto fator que é a rivalidade entre empresas existentes, dado que os produtos e serviços possuem competidores que oferecem os mesmos ou bem parecidos que podem vir a substituir uns aos outros, fazendo assim