ADMINISTRA O DE REDES EM SOFTWARE LIVRE Atividade Estruturada 1
Título
Administração do Sistema e Gerenciamento de Serviços
Objetivo
SEMANA 6: NÍVEIS DE EXECUÇÃO E CONTROLE DE SERVIÇOS
=> Utilizando o sistema operacional instalado na primeira atividade estruturada, levante a finalidade de cada um dos arquivos encontrado no diretório “/etc/rc.d/init.d”.
Resp: Os scripts encontrados no diretório “/etc/rc.d/init.d” servem para controlar os níveis de inicialização sistema.
=> Qual a relação existente entre os arquivos no diretório “/etc/rc.d/init.d” e os links simbólicos em “/etc/rc.d/rc5.d”?
Resp: Os arquivos contidos no diretório /etc/rc.d/init.d são executados através dos links simbólicos respectivos.
=> Os arquivos em “/etc/rc.d/rc5.d” têm seus nomes precedidos por Snn ou Knn, onde nn é um valor numérico. O que representam o S e o K? Qual a necessidade dos valores numéricos nn após o S e o K?
Resp: O S representa inicializar (start) e o K finalizar (kill). Quando o sistema é inicializado ele executa primeiramente todos os comandos precedidos por K sendo que a numeração indica a ordem em que os comandos serão executados. Em seguida são executados os comandos precedidos pela letra S utilizando a numeração posterior como referência da ordem de execução, assim como no comando K.
=> O comando service possui dois parâmetros (script e comando). Script determina o programa que receberá comando. Explique os comandos que o script named aceita.
Resp: Os comandos são:
start - Inicia o serviço; stop - Para o serviço; pause - Semelhante ao stop. O serviço para de ser executado, porém os comandos dentro da função stop() do script não são executados; ineed - Mostra as dependências do script; iuse - Mostra os scripts que são utilizados junto com este; needsme - Mostra os scripts que necessitam deste para executarem; usesme - Mostra os scripts que utilizam este para serem executados.
=> Configure seu sistema para iniciar automaticamente os serviços named, httpd e vsftpd