administação
O comercio eletrônico são atividades de compra e venda utilizando-se de meios eletrônicos. É a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e informação, atendendo aos objetivos do negócio. Limeira (2003, p. 38) defende que o comércio eletrônico consiste na realização de negócios por meio da internet.
Uma visão mais ampla de comércio eletrônico inclui todas as interações entre empresas e consumidores que possam ser realizadas utilizando a Internet ou outro meio de comunicação de dados. Para o SEBRAE a definição de Comércio eletrônico é a automação das transações comercias pela utilização das tecnologias de informática e telecomunicações.
Comércio eletrônico é a realização de negócios por meio eletrônico, tanto de produtos como de serviços, incluindo as atividades pré-venda como marketing e pós-venda como suporte. Todas as atividades de compra ou venda de bens, produtos, serviços ou informações eletronicamente podem ser consideradas como comércio eletrônico.
O comércio eletrônico pode ser divido em três principais partes:
O Business-to-business (B2B): Troca de produtos, serviços ou informações entre companhias.
O Business-to-consumer (B2C): Troca de produtos, serviços ou informações entre companhias e consumidores. É a parte varejista.
O Consumer-toconsumer (C2C): Troca de produtos, serviços ou informações entre consumidores. Leilões on-line.
O Government to consumers (G2C): Comércio entre governos, estaduais, federal ou municipal e compras pelo Estado através da internet por meio de licitações, tomada de preços, etc.
Por volta de 1970 à rede financeira soluções proprietárias de hardware e software, depois passou a utilizar a Troca Eletrônica de Dados (TED). A partir dos anos 90 que o termo começou a ser difundido mundialmente. Antes da Internet não era possível utilizar a troca de dados em grande escala, pois o