admininstração do terceiro setor
1.RESUMO
O nosso país não e de hoje que ocorre a escassez de material literário específico de áreas especiais do conhecimento que aflige profissionais, estudantes universitários e àqueles, que de alguma forma exercitam a busca pelo conhecimento. Além disso podemos também enfatizar da importancia na implantação de uma entidade do Terceiro Setor levando em consideração as vantagens e desvantagens do trabalho neste segmento.
De todos os segmentos da administação, iremos enfatizar um setor que esta tratando de uma forma diferente as organizações. O objetivo deste trabalho é acompanhar o nascimento de um modelo de gestão aplicado ao terceiro setor, tendo como ênfase uma Organização Não Governamental (ONG) a fim de demonstrar desde sua implantação, organização, planejamento, legislação aplicada e controles patrimoniais deste tipo de entidade.
A escolha do tema foi motivada por uma analise profissional: a abertura de uma ONG. A descoberta por meio de leituras e pesquisas do quanto este setor vem crescendo e movimentando a economia do Brasil, e, ao mesmo tempo carente de estudos e profissionais habilitados para atender as novidades crescentes do setor.
Analisando todas as caracteristicas do Terceiro Setor, o papel do Administrador de Empresas neste e, sobretudo a capacidade técnica e o comportamento ético do profissional que se envolve com as entidades sem fins lucrativos. Apresentando assim o caminho a ser percorrido por aquele que deseja abrir uma Organização Não Governamental e escolher um modelo de gestão que aproveite com eficiência os recursos a fim de que o objeto social seja cumprido.
Este trabalho repousa nos critérios da metodologia científica em específico no método investigativo, concretizando-se através das pesquisas bibliográficas – quando foi analisada uma publicação dos Gestores que atuam na atividade administrativa de ONGs, para com base em suas