adm e saude
O que é englobado no setor de saúde?
Compradores de serviços: sistemas públicos de saúde e seguros privados de saúde.
Prestadores, ou vendedores de serviços: profissionais e estabelecimentos (hospitais, centros de saúde, laboratórios e consultórios).
Aparelhos de formação de recursos humanos: universidades e residências médicas.
Indústria: fármacos, medicamentos, equipamentos, insumos.
Comércio: atacadista e varejista.
O financiamento da saúde vem ficando cada dia mais alto, devido a despesas crescentes com tecnologia (mais de 50%) e o envelhecimento da população.
Na saúde a tecnologia não é substutiva, pois não substituem as velhas e não reduzem o numero de profissionais. É o médico quem determina os serviços a serem realizados.
Existem diferentes tipos de sistema de saúde: públicos (saúde é direito do cidadão), semi-públicos (o acesso a saúde é um benefício que depende de contribuição financeira) e privados (onde o serviço é comprado por quem tem condição de pagar). As diferenças dos sistemas de saúde dos países são decorrentes das diferentes visões sobre os direitos de cidadania.
Ser cidadão significa ter direitos, e são três os direitos de cidadania, civis, políticos e sociais. Seu desenvolvimento foi lento no decorrer da história: sec. XVII e XVII – direitos civis, sec. XIX e XX – direitos políticos e sec. XX direitos sociais.
Os direitos civis consistem em liberdade individual: ir e vir, de imprensa, pensamento, fé, à propriedade, de concluir contratos válidos e direito a justiça. A instituição típica desse direito são os tribunais de justiça.
Os direitos políticos ditam sobre liberdades individuais frente ao poder político, direitos individuais de participação no exercício do poder político como eleitor e/ou como autoridade política eleita. As instituições típicas são o sistema político eleitoral, partidos políticos e parlamento.
Direitos sociais são direitos relacionados a igualdade e as necessidades