adm vendas
ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS-CSA
ANÁLISE DO CASE BANCO DO BRASIL “TODO SEU”
ISABELLA VAZ OLIVEIRA
GIBRAN OBEID GEORGES
RENAN SILVA MARANHÃO REGO
RENATA FLAVIANE PEREIRA LIMA
TALITHA ZAMECKI ANDRADE
GOIÂNIA,2015
ANÁLISE DO CASE ATRAVÉS DO ARCO DE MAGUEREZ
Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é a nomenclatura dada por Berbel desde 1995 para denominar uma alternativa metodológica que procura problematizar a realidade, ou um recorte dela, com vistas à sua transformação, em algum grau. O Arco de Maguerez, utilizado na Metodologia da Problematização, é constituído de cinco etapas: Observação da Realidade (Problema); Pontos-Chave; Teorização; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade (Prática).
Podemos verificar também, de acordo com Berbel (2004, p. 2-3), que “pelo encadeamento das flechas, que os trabalhos se iniciam a partir da realidade (um recorte da realidade a ser considerado) e retorna para essa mesma porção da realidade ao final da investigação”.
A primeira etapa
Neste processo, há um exercício de observação atenta para identificar dificuldades, carências, discrepâncias, de várias ordens, que serão transformadas em problemas, ou seja, serão problematizadas (BERBEL, 1998). Identificados os diversos aspectos do foco da realidade, um será eleito e, após será redigido o problema como síntese dessa etapa. A primeira etapa é muito importante, pois o problema eleito se torna a referência para todas as outras etapas que se seguirão. A partir da teoria podemos identificar as dificuldades que o Banco do Brasil estava enfrentando que era: manutenção da liderança devido a agressividade do mercado pautada pela concorrência sangrenta de outros bancos; evidenciar soluções para cada segmento de mercado com linguagem adequada a cada um destes; sobreviver e manter seus clientes após a Lei da Livre Opção Bancária onde o cliente podia migrar