Adm teorias
O comportamento humano no trabalho
“O comportamento humano no trabalho “
Como já estudamos durante todo o semestre o comportamento humano visa: prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano nas organizações.
E há vários tipos de pessoas dentro das organizações, ou seja ,dentro das empresas .Vamos separa-las em pessoas extrovertidas e introspectivos.
De acordo com Carl Gustav Jung, um dos maiores psicólogos do século XX e autor do livro Tipos Psicológicos, as pessoas têm características, aptidões e habilidades diferenciadas que ele representou como o Tipo psicológico. Essas diferenças seguem uma influência genética.
Inicialmente, Jung distinguiu o grupo dos introvertidos e dos extrovertidos devido à atitude que eles tinham ao buscar energia. Os extrovertidos são voltados para o mundo externo, de objetos, atividades e pessoas; enquanto os introspectivos são voltados para o seu mundo interno, subjetivo, de idéias e reflexões. Segundo Jung, os extrovertidos e introvertidos diferenciavam-se conforme os processos mentais e funções psíquicas que eram utilizadas para as pessoas perceberem e tomar decisões. Ele distinguiu as funções perceptivas - sensação e intuição - e a função de julgamento - pensamento e sentimento.
As pessoas que preferem usar a função sensação tendem a perceber pelos cinco sentidos, sendo realistas, voltadas para o presente, práticas e com a visão passo-a-passo de um processo. Por outro lado, as pessoas que utilizavam a função intuição eram pessoas que percebiam pelo sexto sentido, tinham pressentimentos, sendo voltadas para o futuro. Gostam de ambientes de trabalho onde possam inovar, sendo criativas. As diferenças de percepção são marcantes, pois enquanto as pessoas que utilizam a sensação viam o trem passando vagão por vagão, as pessoas que utilizavam a intuição viam o trem do alto, com uma visão gestáltica.
Um estudo realizado com trainees de uma empresa de mineração onde foi