Adm FLuxo Caixa
Inicialmente destacamos que a compreensão do termo caixa deve abranger não somente a conta contábil caixa, e sim todos os recursos disponíveis da empresa dos quais se possa fazer uso como se dinheiro fosse.
O fluxo de caixa é essencial para o controle das operações de qualquer empresa. Possibilita o movimento dos recursos financeiros disponíveis na empresa, de modo a possibilitar:
• Planejamento e controle do capital periodicamente;
• Apoio para tomada de decisões;
• É útil para se conferir a exatidão de avaliação anteriores examinar a relação entre a lucratividade e o fluxo de caixa, dando um futuro impacto nas variações de custo;
• Com o fluxo de caixa, há possibilidade de se avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa para a tomada de decisões econômicas futuras.
Uma má administração no fluxo de caixa pode tornar uma empresa dependente de empréstimos, pois constantemente irá perceber que suas dívidas já estarão por vencer e seu capital disponível será insuficiente para saudá-las. Ao passo que com um acompanhamento minucioso, saberemos de antemão nos diferentes momentos a correlação “Necessidade X Disponibilidade”, o que nos permitirá buscar outras alternativas como a negociação de prazos maiores com os fornecedores, recebimento de vendas à vista ou com um prazo menor, caso a disponibilidade de caixa esteja baixo.
Estrategicamente o alinhamento de todos os setores da empresa com foco no fluxo de caixa, torna a saúde financeira da mesma maior.
Exemplos de comprometimento dos setores:
• Setor de compras: Administração do estoque, maior sintonia do setor com o fluxo de caixa para melhor negociar suas compras;
• Setor de Vendas: Melhor negociação com o cliente em relação a recebimento de vendas, aumento no volume de vendas utilizando publicidade e propaganda;
• Setor de produção: Diminuição na capacidade ociosa da empresa, redução de custos.
Conclusão
A empresa que mantém continuamente atualizado